quinta-feira, 25 de junho de 2015

Não faço dieta, tenho um estilo de vida saudável e sem glúten.

 Sempre gostei muito de comer, sempre comi bem e nunca tive frescuras com comida, mas ao longo da minha vida tentei me manter magra. Tenho uma família com mulheres com o peso bem acima do ideal e digo ideal pois junto com esse excesso delas vem que todas tem colesterol, triglicérides e tudo mais muito altos, uma enfartou esses dias, minha mãe quase morreu várias vezes com pressão alta, outra não consegue nem sair de casa de tão gorda.
 Com medo de ser como minha mãe, eu e essa mania de não querer ser nada do que ela é, fiz todo tipo de dieta, da lua, do sol, do arroz, da fruta, do suco, da sopa, de South Beach. Tomei um monte de porcarias para controlar o peso, tirar a fome, controlar ansiedade e por aí vai.
 Teve fases de malhar mais de 2 hs por dia em academia, sendo que eu detesto puxar ferro. Amo, adoro esportes, mas sempre curti os ao ar livre, esportes com bola. Fui atleta pelo colégio, depois pela faculdade, fiz basquete, voley (nesse era ruim demais da conta), tênis, handball, atletismo, até futebol (sou ótima zagueira, meu negócio é dar porrada).
 Ate que virei mãe e estava 25 kg acima do peso e descobri meu nutrólogo. Medico estúpido e frio, mas sabe o que está fazendo. Acho eu, mas ele me despertou para a consciência alimentar. Quando fui procurá-lo eu estava consumindo 600 kg calorias por dia (dieta nota 10, o que conta é quantidade e não qualidade. Também estava muito mal, na verdade sempre estive, ia ao banheiro pelo menos 10 vezes ao dia (literalmente), fiz exames e estava com falta de todas as vitaminas possíveis. Ele me disse que o problema era a quantidade de calorias que eu estava consumindo e que eu ia morrer se continuasse daquele jeito. Me passou uma dieta de mil e seiscentas calorias, que achei muito e falei para ele que não ia dar, com minha insistência ele me passou uma de mil e quatrocentas.
 Era muita comida, frutas 4 vezes ao dia e verduras 2, carboidratos distribuídos ao longo do dia, inclusive na janta. Achei um absurdo, mas apostei, ele pediu para testar. Realmente, comecei a comer mais, muito mais, sendo que sempre amei comer, dieta era um sacrifício, mas meu metabolismo de pato continuava.
 Fiz milhões de exames e nada, me passou muitas vitaminas para repôr, eu me sentia melhor, mas nada resolvia.
 Depois de muita insistência de uma amiga testei ficar sem glúten, relutei demais, pois amo pão, pizza e cerveja. Aliás, eu tomava muita cerveja, muita, mas muita mesmo. Pizza quase diariamente, colocava escarola, brócolis, para ficar um pouco mais saudável, pois meu nutrólogo mudou minha vida. Pregou a reeducação alimentar, comer de tudo um pouco várias vezes ao dia.
 Graças a essa reeducação perdi o peso da gravidez e até fiquei mais magra que antes, percentual de gordura ficou quase de atleta, até porque sempre me exercito.
 Quando a neném era pequena eu a colocava no carrinho ou no sling e caminhava pelo bairro, andava muito, mas muito mesmo, subia rua, descia, caminhava quilômetros, fazia baby yoga, corria aos finais de semana enquanto meu marido caminhava com ela. Depois ela cresceu demais para o carrinho, comecei a andar de bicicleta, comprei um saco de pancadas e treino em casa, fazemos aula de circo e vamos muito a parques.
 Enfim, alimentação, eu me perco demais nos pensamentos, difícil raciocinar com uma criança de 3 ao lado dando porrada, berrando, brincando, atirando brinquedos, pulando no colo, puxando meu cabelo, querendo atenção. Sim, quem acha que trabalhar em casa é fácil se engana, é impossível ter tempo até mesmo para ir ao banheiro.
 Sei que parei com o glúten em dezembro por parar, para desintoxicar meu organismo e um milagre aconteceu, comecei a virar uma pessoa normal.
 Eu vivia cheia de alergias, bolas vermelhas horríveis nos meus cotovelos e joelhos, cansei de ir na dermatologista e ela dizia que era stress, maternidade sem tempo para se cuidar, me passou milhões de pomadas e nada, fora a coceira praticamente insuportável, eu nunca consigo dormir, minhas noites são um inferno, e quando eu estava quase dormindo começava a me coçar inteira, isso desde muito criança, lembro que eu me coçava demais sempre, como minha família era horrível, sempre achei que fosse stress, li uma vez não sei onde que quem se coça muito é porque tem vontade de estar em outro lugar, pode até ser, mas além disso, era uma alergia alimentar, que na ignorância da minha família nunca foi detectada, para eles sempre foi normal eu ter escaras pelo corpo, na verdade acho que nunca nem repararam.
 Gastei horrores na vida com aquele naridrim, sabem? Porque meu nariz vivia entupido, eu acordava sufocada todas as madrugadas e manhãs, sem respirar mesmo, cansei de tomar injeção anti histamínica, achei que era rinite por causa de lugares que morei, poluição da rua, por estar viva, pois é, parei com o glúten voltei a respirar, meu nariz nunca mais ficou entupido, inclusive sempre fui desportista e adoro correr, mas era um horror correr, dois segundos eu estava sufocada sem conseguir respirar, uma vez um médico me disse que  furo do meu nariz era muito pequeno e eu precisava operar... Deixa o furo pequeno aí. Pois é, acontece que eu parei com o glúten e respiro livre e solta, não preciso mais abrir o buraco do meu nariz.
 E minhas dores em todas a juntas que fui em 500 médicos e nenhum resolveu, o último que fui me disse que eu não podia andar, pegar peso, caminhar, tinha que fazer fisioterapia 3 vezes por semana, acupuntura, tenho plano de saúde que cobre tudo, mas quando vou fazer? Deixar minha filha com quem? Falei, beleza, fico com as dores, mas tenho uma filha pequena, flw, vlw, ano que vem quando ela for à escola eu faço tudo isso, tomara que eu sobreviva até la. Beleza, parei com o glúten, cadê as dores. O que acontece o glúten inflama as células e dependendo do estágio de inflamação, pelo jeito o meu era grave ele causa artrite, bursite, artrose e tudo mais nos tecidos moles... Minhas dores por causa da bursite da cabeça do fêmur ainda não desapareceram, mas tiveram uma melhora radical, coisa que nem dois anos de fisioterapia resolveram... Vou refazer esses exames da inflamação próximo ano para comprovar se estou falando besteira ou se realmente o glúten me deixou quase manca. Sim, eu estava mancando de tanta dor...
 Agora a pior parte. Eu vivia o dia no trono, comia, troninho, não sei como falar isso de uma forma menos asquerosa, mas eu era igual um pato, um periquito. Esse foi o motivo de eu procurar o nutrólogo em primeiro lugar. Sempre fui, desde pequena, não esqueço das surras que tomei por borrar minhas calcinhas. Não sei dizer quantas vezes eu tive que entrar numa loja e comprar uma calça nova porque eu tinha sujado as minhas, não sei dizer para vocês quantas vezes me disseram que eu estava grávida pois eu gorfava demais. Não, não era bulímica, nem a pau, nunca forcei ou tentei. Aliás, sempre tentei evitar ao máximo. Fui muito prejudicada no trabalho por ir demais ao banheiro, já fui mandada embora de trabalhos pois aconteceu de supervisores meus irem disser aos meu patrões que eu saia demais para fumar, que eu dizia que era para ir ao banheiro mas eles tinham certeza que era mentira minha. Não meninas, não era mentira, eu realmente ia ao banheiro. Lembro de uma amiga que trabalhava de vendedora junto comigo numa loja, ela dizia, menina, você tem problema, não percebe? Não é normal alguém ir tanto ao banheiro, eu falava, sempre fui assim, aquela história, eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim. Ela ficava indignada e eu com ela de se incomodar tanto com minhas idas ao toalete. Pois é, hoje em dia vejo que ela tinha razão, eu tenho um problema sim.
 Uma época a moda era tomar a ração humana, vocês lembram? Um dos ingredientes era fibra de trigo, bom eu tomei aquilo um tempo e meninas, foi um horror, eu me sentia muito mal, ficava tonta, vários acidentes que tive que parar para comprar calças novas e não emagreci nadinha, ao contrário, ficava mega estufada. Descobrimos agora porque... Não posso com trigo...
 E quando saía para almoçar ou jantar fora? Um horror, mal acabava de comer e corria para o banheiro do restaurante e todos me questionavam, tiravam sarro de mim, hoje em dia eu vejo o que acontecia. Restaurante japonês então... um horror, hoje em dia eu vou no japonês e não como mais o shoyo que contém glúten (já existem versões sem, mas a soja é cancerígena, então evito) e as friturinhas que são feitas com trigo.
 Lembro de quando eu trabalhava e às vezes tinha reuniões em restaurantes, era fogo sair correndo, pior era patrão me questionando do porque eu saía correndo toda vez. Uma vez me irritei com um que ficou me enchendo o saco de porque eu saía correndo toda vez, falei, olha eu como e cago, fazer o que? Nunca mais ele me questionou, kkkk
 Nossa, sei que são tantos episódios chatos desses, poderia continuar anos, mas vocês já entenderam, Eu achava que era normal ser do jeito que eu era, afinal sempre fui assim, ao ponto da minha mãe me levar ao médico com 13 anos para saber se eu estava grávida de tanto que estava enjoada e vomitava, mas não teve a capacidade de ver se eu tinha alergia alimentar. Não, eu não estava grávida, até porque não sou a nossa senhora, perdi a virgindade depois dos 18, então como eu poderia estar grávida com 13????
 A família do meu marido mesmo, fez eu fazer não sei quantos exames de gravidez enquanto namorávamos de tanto que eu sempre estava sempre enjoada e não, não estava, só engravidei depois que casamos quando eu quis e parei com a pílula.
 Fora o tanto que eu sempre malhei e me cuidei e sempre tive panceps, meu abdômen sempre foi estufado apesar de tanta malhação, só foi sarado na época que fui modelo porque eu vivia a base de alface.
 Sei que minha vida mudou completamente depois que parei com o glúten, mas não foi fácil assim me convencer, ainda mais eu que sempre preguei que como até pedra, que nunca tive frescura com comida e na verdade sempre odiei gente fresca com comida. Ficava horrorizada quando via alguém menosprezando a comida de outro. Eu não queria ter que parar com glúten coisa nenhuma. Não é frescura minha, não quero chamar atenção. Se eu quisesse chamar a atenção colocava uma melancia na cabeça, dá mais certo. Porque eu iria parar de tomar cerveja? Eu adoro cerveja!!!! Além de tudo é bem mais barato que vinho. Só que eu não posso mais.
 Testei comer glúten de vez em quando, mas o preço que pago é tão alto que vejo que realmente eu não posso com ele.
 Depois que comprovei tudo isso voltei ao meu nutrólogo e expliquei a situação, não tão detalhada porque ele não deixou, a hora que falei de parar com o glúten ele já fez aquela cara de infeliz, achou que eu estava indo na onda da modinha. Falou que meu peso estava ótimo, que eu já tinha me recuperado da gravidez. Falei, não doc, eu não quero perder peso, só quero me sentir bem e expliquei o que ele deixou... Ele falou que lógico que quem para com glúten emagrece porque não come mais pão e pizza. Expliquei que como pão, pizza, macarrão, mas tudo sem glúten, hoje em dia tem uma infinidade de produtos sem glúten, feitos com farinha de arroz, de milho. Depois faço um post para quem quiser com as marcas e lojas onde compro e as receitas que eu mesma faço das comidinhas sem glúten.
 Enfim, ele disse, tá, só vou te passar esse exame pelo que estás me falando, mas para mim você tem que comer de tudo um pouco, falei, beleza doc, isso eu já sei, já estou magra, não quero emagrecer, somente me sentir bem, aliás, até ganhei peso quando comecei com o sem glúten, porque agora eu consigo comer, as coisas param no meu estômago, não fico o dia todo enjoada e estou conseguindo segurar as vitaminas no meu organismo.
 Ele me passou uma colonoscopia com biopsia, depois do resultado desse ele me passaria o restante. Exliquei, doc, é o seguinte, não tenho como fazer esse exame, não tenho com quem deixar minha filha, não tenho carro, meu marido trabalha demais e só pego o carro quando ele não precisa (ultimamente isso é nunca), assim que eu puder eu faço. Ele disse, é isso, você está com síndrome do intestino irritável, ou seja, não pode comer nada, é nervoso porque você não tem mais vida própria. Está certo, aceito a teoria, veremos, o que faço enquanto isso? Ele disse, se estás bem, continua sem o glúten e volte com os exames. Enfim, tentei fazer o exame, bati no médico, não deixei ele fazer a colo, mesmo muito chapada de anestesia, fiz meu marido passar uma vergonha, coitadinho e não sei quando poderei de novo.
 Acontece que até meu marido que diz que é frescura percebe, amor, você comeu glúten e ele mesmo comprovou, você não precisa fazer exame nenhum, está comprovado.
 Agora estou assim. Quando fiz o título desse post à meses atrás eu pretendia dizer que vocês tem que comer de tudo, pizza, macarrão, bolo, desde que com moderação e sempre compensando. Vida boa é vida saudável, dieta é besteira, o negócio é se reeducar. Quer ficar com o peso ideal se reeduque, não faça dieta, coma de tudo, coma muita fruta, legume, mas coma, escolha comidas saudáveis, arroz e macarrão integral, carnes mais magras, pães integrais. Sempre procurar fazer o máximo possível de comida em casa, pois podemos controlar a quantidade de sal. O bom é sempre tentar escolhas saudáveis. Não compre suco de caixinha, mesmo os que dizem que são ultra mega saudáveis, não são!!! Bate a fruta em casa, joga no liquidificar e toma, é tão fácil, não sei como tem gente que acha muito cansativo jogar uma fruta no liquidificador.
 Não pensem no peso, eu vivo uma vida saudável, acho um absurdo passar fome pela estética, daqui a pouco a gente morre e baubau. Vida saudável e seu corpo vai ficar bonito automaticamente. Exercício também, pela saúde, o corpo recompensa ficando lindo e magro.
 Tive esse percalço no meu caminho e tive que mudar o texto e minha vida, descobri que o glúten me faz mal e assim que eu fizer exames passo o resultado para vocês. Não queria dizer isso, pois eu mesmo achava uma idiotice esse negócio de sem glúten, li e estudei muito, pesquisei e vi o quanto meu corpo mudou, o quanto minha disposição melhorou. O negocio é sempre prestar atenção ao seu corpo, ele pede e avisa sobre tudo.
 Comer comida, de verdade e descobrir se tem alguma alergia. Não é frescura, existe muito preconceito. Muitos acham que é bobagem, mesmo os médicos como disse para vocês.
 Independente disso, vida saudável e equilibrada. Igual o dinheiro, sabendo usar não vai faltar. Quem tem disciplina com um consegue com o outro. Ainda aprendo a disciplina com meu bolso...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...