segunda-feira, 16 de março de 2015

A culpa não é minha... Será mesmo?

 Não posso me calar depois de ontem. Achei tudo lindo e fascinante. Ressalto, sou apolítica, não voto em partidos, mas em pessoas. Ontem fiquei toda arrepiada o dia inteiro. Que lindo exemplo que os brasileiros deram ontem. Não fui às ruas, pois não concordo com impeachment, com fora presidente e outras ofensas mais que vi falarem. Ela ganhou! Aceitem e pronto! Também não quis ir pois não quero me posicionar, em cima do muro? Isso mesmo. Chorei no dia que minha candidata perdeu, não tive candidato no segundo turno, a mulher ganhou, pronto, tenho que aceitar.
 Na hora do panelaço teve o tal panelaço aqui na minha vizinhança, começou com uma panela só, um apito meio miado, dois três acendendo as luzes, ainda tirei um barato e zoei com meu marido dizendo que era panelaço de uma panela só, mas daqui a pouco virou um panelaço mesmo, fiquei emocionada, sério, não participei, só filmei, porque achei uma linda demonstração de amor pela nação. Achei histórico. Achei lindo, porque todos se manifestam em copa do mundo (me expliquem porque, só porque é só eu começar a escrever que ninguém em casa deixa? Estava tudo calmo até eu resolver escrever, uma palavra e uma interrupção, ai), no carnaval, inclusive meus filhos durante o panelaço perguntaram se era carnaval, achei uma comédia.
 É bom o povo brasileiro ter acordado, ano passado falaram que o gigante acordou, depois ele tirou uma soneca meio assim, mas pelo jeito acordou mesmo. Show!
 Enfim, mas uma das camisetas que me chamou atenção foi uma dizendo, a culpa não é minha, eu votei no outro candidato. Tipo, eu questionei, sério mesmo? Será que a culpa não é de quem votou na oposição, será que a culpa do país estar assim não é dos próprios brasileiros?
 Os brasileiros acham que a culpa do país estar dessa maneira é dos políticos, mas peraih, quem votou mesmo? Os brasileiros, ah, maseu não votei no candidato que ganhou, votei no outro, mas sério, será que ninguém enxerga que o que aconteceu não foi do dia para a noite? O que está acontencendo hoje em dia é só consequência de anos e anos de erro.
 O primeiro deles é achar que político é um deus. Os brasileiros endeuzam os caras achando que eles são melhores que nós, acham que político é chique, que eles são tipo super heróis. Gente, não, político não é melhor que nós, não mesmo. Eles estão aqui para nos servir, é para isso que eles estão ocupando seus postos. Uma que já começa errado, os políticos já se candidatam pelas razões erradas. Se candidatam pelo poder. Isso já está completamente errado. Político é eleito para servir.
 Fora nós que votamos neles. Os brasileiros votam pelas razões erradas, lembro quando era criança no interior, tínhamos um prefeito muito carismático, todo mundo gostava dele, mas ele comprava voto gente. Que absurdo, lembro que ele ganhava orque ele fazia churrascos, chopp a vontade nos comícios, os eleitores iam até ele falando que precisavam de dinheiro para pagar alguma coisa, ele sacava o dinheiro da carteira e dava. Ele fez muita coisa pela cidade, mas roubava e muito e todo mundo sabia, ainda se falava, ele rouba, mas ele faz, todo mundo rouba.
 Tipo, hoje em dia eu vejo, como assim, ele rouba, mas ele faz? Que pensamento medíocre. Todo mundo endeuzava o cara, ele tem uma puta mansão que construiu com meu dinheiro e de toda a população da cidade e o povo da cidade o ama, realmente ele é muito carismático, mas ninguém enxerga que não tem que abaixar a cabeça para o cara, meu, ele não é ninguém melhor que nós, só estava disposto a governar a cidade, mas se governa uma cidade, um estado, um país pelo bem do povo e não para construir mansões, fazer festas, ter poder, beber champagne, se achar melhor que os outros. Políticos vieram para servir! Servir a nós! Ajudar os pobres e necessitados, melhorar a economia, abrir fronteiras, pregar a paz.
 A culpa não é minha, votei na oposição, mas peraí, e a tv a gato, o povo se acha espertinho puxa tv a cabo do vizinho, até rimou, kkk, mas é sério, compra aparelhinho que dá para abrir todos os canais, quer assistir ufc, pay per view, mas não quer pagar, paga só o mínimo e quando paga, mas quer todos os canais. Sério, se você não tem condições de pagar uma tv a cabo, não tenha, coloca Netflix, sem fazer propaganda, aluga filme na locadora, ou vai ler livro, vai passear, enfim, mas não queira algo que você não pode pagar. Ou abra mão de outra coisa e pague a tv a cabo, se é algo que vai te trazer prazer e conforto, abra mão de alguma coisa e pague por isso, mas pague. Até já falei em outro post, mas ressalto, eu sempre tive tv a cabo, desde novinha, eu adoro filme e seriado e não assisto tv aberta, sempre tive a net, eu gosto, sei lá, tipo um caso de amor. Lembro que eu trabalhava num escritório e uma menina que trabalhava comigo me enchia o saco, nossa, para que você paga tv a cabo, é muito caro, você reclama que não tem dinheiro e fica pagando esse negócio e blablablablabla. Enfim, na época eu pagava R$150,00 reais por mês, era até bastante dinheiro, mas eu gostava, era um conforto que eu tinha em casa e eu abria mão de outras coisas para ter isso. Um dia essa minha amiga, que é minha amiga até hoje, eu a amo, chegou para mim, nossa, olha a conta do meu celular, R$160,00 todo mês, gasto muito com celular. Eu olhei e falei, estás vendo minha amiga, meu celular é pré pago, só faço ligações do telefone de casa e para fixo, não ligo para o celular de ninguém (hoje em dia eu tenho telefone de conta, mas é controlado, já combinei um tanto e posso usar esse tanto todo mês, o que passar disso bloqueia), eu prefiro ter uma tv a cabo do que gastar dinheiro telefonando para os outros... Ela olhou para mim e disse, tens razão amiga. Não roubem tv a cabo pessoal! Não, não, não. Tenho certeza que por sso tv a cabo é tão caro, se todas as pessoas que tem tv a cabo pagassem por ela, teria mais busca e ela ficaria mais barata, não seria tão caro. Nós que pagamos a conta da tv a cabo temos que pagar por essas que fazem o gatinho, achando engraçado e bonito, não é legal ser espertalhão, é de péssimo gosto.
 Fora cds e dvds piratas, isso é corrupção, não pode, se quer tenha o original, é caro, sim, é, tinha que ser mais barato, sim tinha, mas por enquanto não é e quem quer ter que pague pelo original, valorize o trabalho do artista, é muito imposto, o governo é isso e aquilo, sim, é, mas dai a Cesar o que é de Cesar! Pague seus impostos, são altos, sim são, mas eles existem e estão aí, temos que pagar nossos impostos e pronto. Comprar dvd e cd pirata é crime!
 Olhando as fotos dos meus amigos vi vários nas passeatas, em todo o país e inclusive fora, mas me chamou a atenção um ex patrão meu na passeata, sou amiga da irmã dele até hoje,por isso vi a foto deles na passeata, tive vontade de gargalhar e escrever na foto, sério mesmo que vocês estão aí contra a corrupção? A moral e bons costumes não permitem. Trabalhei com eles à anos atrás, era um escritório representante de fábricas de roupas do interior, eles vendiam as roupas dessas fábricas nas lojas aqui da capital. Eu entrei lá como auxiliar financeiro. Era responsável por pegar os pagamentos dos clientes e repassar para a fábrica. Lembro que era muito difícil meu serviço, era mega estressante e eu não entendia porque eu achava tão difícil, me achava incompetente. Depois que saí de lá e comecei a estudar mais sobre economia que fui entender porque eu odiava aquele serviço. Acontece que os pagamentos que eu recebia e repassava eram por fora. O que acontecia, a fábrica vendia a peça para a loja por 10 reais por exemplo, mas tirava nota somente de 5, para burlar os impostos, pagar somente metade, então o cliente, as lojas no caso pagavam 5 reais em nota fiscal, tanto que essa parte eles pagavam em boletos e os outros cinco eu responsável por receber e repassar. Era um inferno, pois cada dinheiro que eu recebia, a maioria era em dinheiro vivo ou cheques de clientes das lojas, eu tinha que ligar na fábricas e saber onde eu deveria depositar, às vezes eu depositava na conta do dono da fábrica, às vezes dos filhos, dos funcionários, enfim. Fora às vezes que eu ligava, mandavam depositar na conta x, em cima da hora diziam que tinha que ser na y, mas nisso o boy já tinha ido ao banco e depositado na x. Eu era burra e inocente e não sabia que o que fazia era errado, por pura ignorância minha mesmo. Só fui me dar conta disso poucos anos para cá. O que eu fazia era completamente errado, por isso meus cabelos estavam caindo na época, eu vivia estressada, tinhas dores crônicas no pescoço, vivia travada e engordei 15 kg. Eu escondia dinheiro do governo porque esse meu patrão, que estava ontem lá na passeata não queria pagar impostos. Não sei se ele continua com o escritório, se continua burlando o governo, mas na época ele era tão arrogante, tinha uma pose, ia para Nova York ver show, se achava a última bolacha do pacote. Assim é fácil, bebendo champagne com dinheiro desviado. Isso é corrupção, antes de exigir que o governo mude, mude você.
 Uma tia minha também estava na passeata, eu trabalhei com ela um tempo, pois ela tem lojas, eu precisava trabalhar, ela me empregou, acontece que trabalhei para ela por seis meses, nunca ganhei um real, ela nunca me registrou, me pagou qualquer direito trabalhista, me inscreveu num curso idiota que eu nunca quis fazer e dizia que eu trabalhava pelo curso. Me fazia fazer faxina na casa dela e depois dizia que eu fazia tudo errado, que eu era uma ignorante que não sabia fazer nada. Não me deixava passear, eu tinha 19 anos na época, eu tinha que trabalhar nas lojas, no escritório, ir ao curso à noite, trabalhava finais de semana e feriados sem folga, não podia receber telefonemas dos meus amigos e meus irmãos, e quando eu pedi para ir comer uma pizza com o pessoal do curso, ela me disse que se eu quisesse sair eu que dormisse na rua porque na casa dela não. Um final de semana que foi dia das mães, ela quis se fazer de boazinha e disse, olha, pega esses 10 pila e se quiser pode visitar sua mãe. Me escravizou durante seis meses, não me deu um real e ainda voltei de lá devendo para ela e para o curso. De novo, eu era inocente e perdida, pois minha família era ignorante e não soube me dar suporte e orientação e me sujeitei à isso, ainda me sentindo a pior criatura do mundo, pois a lavagem cerebral que essa mulher fez comigo na época foi horrível, ainda dizia que eu não prestava porque eu não frequentava a mesma religião que ela. Me obrigava a ir aos cultos deles e se eu não ia ela dizia que eu não era boa coisa. Vivia me denegrindo, ressaltando o quanto eu era burra e não sabia fazer nada. Que pena que fiquei aprisionada emocionalmente tanto tempo com ela. Enfim, ainda bem que me livrei daquilo e segui minha vida, mas tia, sim, a culpa desse país estar assim é sua também. Pois assim como fez comigo, ela fez com outras funcionárias.
 Patrões que contratam funcionários e não registram para não pagar os custos devidos, pessoas que exploram seus funcionários e familiares, lojas que se negam a dar nota fiscal, nossa essa da nota fiscal vocês sabem o quanto eu encho o saco. Fico doida que vou numa loja, compro, inclusive vocês sabem que gasto bem, tão bem que tive que me policiar e começar a gastar menos para parar de dever, mas vou, gasto, pago em dinheiro, na hora que peço a nota fiscal, é aquela cara de cú da vendedora, da gerente, de quem sei lá mais quem. Gente, é obrigação dar nota fiscal, brasileiros, a culpa é de vocês sim quando não pedem a nota fiscal, é culpa sim, quando o estabelecimento se nega a dar a  nota para não ter que pagar os impostos. Os impostos são caros e absurdos, sim, são, mas eles existem e enquanto forem lei, todos temos que pagar, não é que um paga pelos outros, se todos agirem certo e pagarem seus impostos direitinho, quem sabe eles não abaixam.
 Fora esse povo que vai para o exterior, enche a mala, ultrapassa a milhão a cota de compras, passa escondido na alfândega e não quer pagar os impostos das compras. Eu também já fiz isso, inclusive tenho amigas e conhecidas que traziam coisas para mim, que eu comprava delas, depois comecei a me tocar que o que eu estava fazendo era errado. Demorei para me tocar. Eu achava o máximo usar uma roupinha importada pagando mais barato, pois não pagava o imposto, pois a pessoa trazia escondida, hoje em dia eu vejo que era errado isso que eu fazia. Essa desculpa de que aqui é muito caro, mas se quer o bagulho importado que pague o imposto devido a Brasil. Comprem coisas nacionais, vamos aquecer a nossa economia e não a dos outros. Tem que baixar o imposto das coisas importadas? Porque? Temos coisas aqui, feitas aqui, usem as daqui ou paguem o valor devido dos importados, está errado ir para fora para comprar mais barato, parecendo uns loucos e alucinados, sem pagar o devido está errado, é burlar a lei.
 Se vai para fora, quer comprar o mundo porque o produto é melhor, material melhor, beleza, mas compra a sua cota e o que passar da cota tem que pagar o imposto, simples assim.
 Outra dia vi o texto de uma menina reclamando que ela comprou um  monte, que fiscalizaram no aeroporto, que era um absurdo, que o imposto no Brasil era muito caro, que não tinham que cobrar dela. Tinha que cobrar sim mocinha, você quer pagar de gatinha de bolsa importada, tem que pagar o devido, não reclama da PF pois ela está certa. Repito, eu também já fui assim, não tinha o entendimento que eu estava completamente errada, que isso é ilegal, se é ilegal e está fora da lei não faça!
 Troco errado, meu, quanta vezes eu recebi troco errado e devolvi, sempre devolvo. Outro dia quase que eu me lasco por isso. Fui pagar o boleto de duas revistas que assino, o valor era R$28,00 mais R$36,00 que dava o total de R$64,00, dei uma nota de R$100,00 para pagar e vi que não sei como ela calculou que tinha que me devolver R$46,00, vi esse valor na calculadora dela, mas eu sabia que ela tinha que me devolver apenas R$36,00, sou boa de conta, rsrsrsrsr. Falei para ela, você me deu R$10,00 a mais, toma e me devolve apenas R$36,00, por favor, ela ficou completamente perdida, e fez conta daqui e dali e não conseguia entender como que tinha me dado R$10,00 a mais, perdida e ainda por cima ficou de bico comigo, falei, olha, eu não quero te prejudicar, por isso estou devolvendo seu troco a mais, você me deu a mais. Sei que foi um troca, troca de dinheiro que no final das contas ela não me devolveu os R$36,00. Sai do caixa, contei com calma o dinheiro da minha carteira e o que eu tinha pago, estava faltando exatamente R$36,00 na minha carteira, voltei com ela e disse. Olha, eu quis te ajudar e te devolvi os R$10,00 a mais, mas você não me devolveu meus R$36,00, você poderia me devolver, fiz as contas e está faltando esse dinheiro na minha carteira, você poderia conferir, por favor. Outra vez ela ficou completamente perdida, falou, ai, vou ter contar todo meu caixa, falei, pode contar, não tem problema, eu espero, ela contou e recontou e chamou a outra caixa e olhou para mim e disse, não está certinho aqui, sobrando só R$0,07, falei, conta com calma, não tenho pressa, mas eu quis te ajudar e saí prejudicada, sem problema, ela contou e contou e contou e olhou para mim com um sorriso e disse, quanto a senhora disse que falta, falei, R$36,00, ela disse, a senhora está certa, está sobrando isso aqui, me desculpe, falei, sem problemas, e obrigada.
 A maioria das pessoas ia sair dando risada por receber dez reais a mais, se sentindo o máximo e super esperto, eu não consigo, depois não durmo, esses dez reais poderiam fazer falta para essa menina, não sei.
 Outra coisa, o fato dela estar tão perdida só comprova o que sempre falo, ninguém mais sabe lidar com dinheiro, brasileiro só usa cartão de crédito, só quer parcelar e não se acostuma mais a sacar o dinheiro, ter ele na carteira, usar o dinheiro e contar o dinheiro. Ninguém mais segura o dinheiro, sente o cheirinho, paga as coisas no dinheiro, e quando pega dinheiro na mão, no caso, quando vira uma funcionária que precisa trabalhar num caixa fica perdido. A menina não conseguiu somar 28+36=64-100= -36.
Fora uma funcionária da Zara outro dia. Comprei uma saia para minha filha que custava R$55,00, dei uma nota de R$100 para pagar, a hora que menina viu a nota começou a gritar, literalmente, começou a dar chilique falando que eu ia acabar com o troco dela, que eu não podia pagar em dinheiro, eu que passasse meu cartão de crédito, ela não queria dinheiro. Olhei para ela e disse, sério? Nunca vi ninguém reclamando de receber dinheiro, nunca vi alguém dizendo que pegar dinheiro na mão é ruim, tinha uma outro moça do lado dela, outra funcionária, que vi que ficou constrangida pela atitude da moça. Que é isso gente, uma loja como a Zara não tem R$45,00 em dinheiro para dar de troco, está achando que R$45,00 é muita coisa, sim, pode ser muita coisa, mas meu, para uma loja ter para dar de troco não é! Para com isso. Começar a gritar com a cliente porque quer pagar em dinheiro? Que tenho que pagar com cartão? Não tenho cartão, mas tenho dinheiro, chique é pagar à vista. A culpa é sua mocinha do caixa da Zara, é sua sim, por ser mais uma brasileira que acha que tem que ter quinhentos cartões de crédito e achar que dinheiro é ruim e cartão é bom. Cartão tem que pagar fatura mocinha, é dinheiro do mesmo jeito. Você usa ele, mas tem que pagar do mesmo jeito, só joga a conta mais para frente, só isso. Só uso o cartão e só vejo as pessoas usando o cartão quando não tem mais dinheiro, é uma dívida que você está fazendo, é pendurar, é deixar para pagar depois. Você fica devendo, para que eu vou ficar devendo se tenho o dinheiro na carteira?
 Engraçado que minha vó sempre falou isso, ela falava para nós, gente, guarda dinheiro, economiza, ela nunca teve um cartão de crédito, e os bancos vivem correndo atrás dela e ela diz, eu não quero, eu tenho dinheiro e uso dinheiro, não quero esse negócio, ela dizia e diz para nós, guarda o dinheiro e paga à vista, se não tem não compra. Todo mundo criticava ela, inclusive eu, hoje eu vejo que ela está certa e sempre esteve, por isso ela tem dinheiro e os outros não.
 A culpa do Brasil estar assim é minha sim, é sua, é de todos os brasileiros, independente em quem votamos. Vamos pagar os impostos, vamos fazer as coisas certas, chega de jeitinho para tudo, chega de não devolver troco errado, chega de negligência com funcionários, chega, só chega. A culpa é nossa, de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...