terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alimentação infantil e violência doméstica.

Acompanho o blog Vila Mamífera faz um tempo e um depoimento essa semana me chamou muito a atenção. Chamou tanto que meus comentários foram mal interpretados e como falar demais em comentários dá sono nos outros sou obrigada a fazer um textinho (meus textos nunca são inhos, kkkk).
 Alguém escreveu que jura que sofreu muita violência quando era criança pois os pais a/o obrigavam a comer e por isso a pessoa não consegue comer até hoje.
 Minha filha de 3 anos não come faz praticamente dois anos, meus nervos estão à flor da pele quanto à alimentação faz tempo e acho que até por isso não consegui me expressar nos comentários e quem sabe fui e estou sendo insensível com o relato da pessoa que não consegue comer morangos...
 Amamentei até os seis meses, depois introduzi as papinhas que sempre fiz, sou toda natureba com relação a alimentação, não como praticamente nada industrializado, tento fazer o máximo possível de comidas e sempre com ingredientes saudáveis, integrais, orgânicos e tudo que possa ser bom para minha saúde, mas isso fica para outro post..
 Ela comeu as papinhas e frutas deliciosamente até que um dia ela simplesmente não quis mais e desde desse dia minha vida virou um verdadeiro inferno na hora das refeições.
 Passei muita fome quando era criança pois minha mãe tinha preguiça de fazer comida para nós, fazia quando tinha vontade e quando fazia era fubá com leite, açúcar e canela ou arroz com leite, pois ela dizia para os outros que não tinha dinheiro para comprar carne, mas no freezer estava cheio de carne que minha avó paterna nos dava pois ela nos sustentava e nos dava a pensão que era bem gorda por sinal... Além de não fazer comida para nós, perdi a conta das vezes que fui ao colégio particular também pago pela minha avó com fome sem lancheira e sem dinheiro para lanche pois o que minha avó tinha dado para o recreio minha mãe tomava da minha mão depois de me encher de porrada dizendo que era dela que ela precisava desse dinheiro, até hoje não sei para que pois ela não pagava nenhuma conta em casa, minha avó fazia o mercado, pagava o colégio e ainda dava pensão e comprava nossas roupas, não é a toa que eu não conseguia me concentrar na aula muitas vezes. Eu era espancada diariamente e minha mãe sempre tinha uma boa desculpa, mas a verdade é que ela era uma pessoa descontrolada que descontava seus traumas e frustrações em mim que era a filha mais velha, ela dizia e diz até hoje que a culpa de meu pai não ter casado com ela era minha e me obrigava a usar roupas velhas e rasgadas, pois as minhas ela dava para os irmãos da igreja  e fazer toda a faxina da casa e ainda cuidar dos meus irmãos mais novos, dizendo que eles eram minha responsabilidade enquanto ela ia passear, nunca teve que trabalhar na vida e quando achou que precisava de mais dinheiro me mandou ir trabalhar com 13 anos para dar o dinheiro toda a ela. Lembro de uma vez aos meus 13 anos que ela me mandou num laboratório de análises clínicas fazer entrevista para ser recepcionista .O médico dono do laboratório olhou para minha cara e começou a dar risada da minha cara e me perguntou se era sério que eu estava ali fazendo entrevista pois eu tinha cara de 11 anos e ele jamais poderia me contratar pois ninguém ia acreditar no resultado dos exames quando eu entregasse. Fiquei com raiva desse homem durante anos porque ele tirou um barato da minha cara, mas depois que virei mãe eu entendi tudo, ele que estava certo, não era dele que eu tinha que tido raiva a vida toda, mas sim da minha mãe por se aproveitar de uma criança que estava no colégio mandando ela fazer uma entrevista. Depois ela ainda me bateu porque eu não consegui o trabalho e me enfiou numa fábrica de panos de prato clandestina, nunca vi meu salário...
  Voltando a minha filha, eu faço de tudo, não tenho preguiça, como fora várias vezes por semana, entrei até nesse desafio de detox de tanto que eu comia fora, agora maneirei um pouco para economizar. Teve uma época que ela era adorava feijão de feijoada e se tinha comia, comeu arroz puro durante um tempo, mas nunca, nunquinha ela comeu direitinho, bonitinho como esses sites que falam em 297mil e uma formas de fazer seu filho comer pregam. Eu detesto essa parte desses sites, porque de boa, não funciona, eu nem gosto de falar para os outros que ela não come porque todo quer vir para mim com uma fórmula mágica que com certeza eu já tentei. Já teve a fase do come filhinha, COME ESSA MERDA QUE EU TO DE SACO CHEIO, olha o aviãozinho, VOU JOGAR ESSA PORCARIA FORA (e jogar realmente), quer comer só macarrão então come, sei lá, ela ficou comendo macarrão puro por um mês seguido, mesmo eu colocando as outras coisas no prato, agora estou na fase de ignorar completamente, foi o último grande conselho que que recebi duma dessas mulheres que se intitulam índias, adoro!!
 Sempre tive certeza de que como eu sou muito prendada e sou uma boa mãe minha filha comeria direitinho, que ela teria o paladar aguçado como o meu que gosto de tudo e como de tudo e experimento de tudo. Tenho esse medo de deixá-la passar fome como eu passei, tenho medo dela ficar desidratada e doente, graças a Deus nunca ficou e não sei como alguém que vive a base de líquido pode sobreviver... Se eu der danoninho, bolacha, batata frita e chocolate ela come, mas eu não vou dar essas coisas para ela, melhor não comer do que comer veneno. Não que eu já não tenha cedido ao desespero e pedi um prato para mim que tinha batata frita e deixei ela comer a batata já que ela só comia isso. Isso é desespero, eu jurar de pé junto que minha filha nunca, jamais comeria batata frita e de repente me vejo dando batata para ela só para ver ela comendo. Acreidto que o que salva são os sucos, faço suco verde todos os dias, dizem que uma folha de couve tem mais ferro que um bife e mais cálcio que um leite, pode ser o fato dela gostar de frutas, ela tem o paladar para doce, e o fato de que eu não como e não compro porcaria que faz ela crescer e ter tanta saúde.
 Só que é desesperador todos os dias eu indo ao fogão e ela parece que sabe, começa o escândalo, aí ela cai, quer que eu leia historinha (tipo, já li vinte na parte da manhã), dá ataque de choro, o tempo que fico no fogão ela fica berrando. Quando ela me deixa cozinhar sem berros, ela começa o ataque quando vai para o cadeirão, u ela não quer sentar, ou ela senta e não come e eu fico, come, come, come, come, come, come, come,come. Ninguém tem noção do tanto de comida que eu já joguei dela fora e não adianta vir com o guarda, come depois, porque ela não come e eu não sou obrigada a comer resto de criança birrenta, por isso tem um monte de mãe fora do peso por aí...
 Não tem fórmula mágica, não tem solução, não tem jeito, a única coisa que a bichinha come é macarrão "limpinho", assim que ela chama. Cansei de ir em restaurantes e pedir ao garçom o macarrão sem nada e o garçom, ai moça, credo, nem um molhinho, não, ela não come e não sei nem se vai comer isso, por favor? Pode vir um monte de mãe perfeita aí me dizer que não pode, tinha que fazer assim e assado, cara, cuida dos seus filhos que eu estou tentando cuidar da minha, já que estou num restaurante e vou gastar dinheiro, pelo menos vou gastar em algo que tenho quase certeza que ela vai comer.
 Esses dias vi um programa da discovery, sobre alimentação infantil que os pais estavam como eu com o filho, mas era um menino de 6 anos, que tem um pouco mais consciência já. Eles chamaram essas super nanny da comida e ela deu uma bronca nos pais falando que era para o moleque passar fome, mas não era para dar macarrão puro, que era para comer o que os adultos comem ou nada. Ok, eu e marido chegamos ao consenso de fazer o que ela manda e desde lá, deve fazer umas 3 semanas que minha filha só toma o café da manhã, não almoça, só come na hora do lanche da tarde.... Jantar então, não existe...
 ela vive a base de pão na parte da manhã, sempre integral, pois só como integral, vitamina com leite sem lactose e sem açúcar, bolacha, sempre compro essas da nesfit com aveia integral, cacau, compro belvita, pelo menos é mais saudável e não tem tanta gordura trans e frutas e sucos de frutas. Suco de frutas ela não nega, tanto não nega que topa até suco verde. Suco é algo que não posso cortar, só não dou mais na hora do almoço, para não substituir e tentar fazer ela comer, mas ela prefere não beber nada, já fiz até chantagem e nunca funcionou, mas ela não come. Tem dias que faço o suco verde ruim, couve quase pura, mas ela prefere tomar ele do que tocar na comida, já faço ruim de propósito para ver se ela pensa que é melhor comer do que tomar coisa ruim, mas não adianta, pelo menos ela manda verduras e legumes para dentro...
 Resolvi desencanar porque eu estava enlouquecendo, cheguei ao ponto de ir na lavanderia e jogar o meu prato no chão com a comida, porque era tanto berreiro dela que perdi o apetite, outro dia fui lá e me joguei no chão, bati a cabeça no chão literalmente, bati tanto a testa, nem sei como não fez galo e chorava aos prantos pedindo luz à Deus. Não sabia que minha vida seria esse inferno ainda mais na hora das refeições que eu sempre presei tanto.
 Apesar da minha mãe me deixar passar fome, quando eu estava na minha avó ou no pai sempre passei bem, eles sempre foram de sentar todos à mesa, sempre tudo farto, nunca faltou nada e sempre tem tudo com fartura. Eu não contava que passava fome porque senão eu chegava em casa e apanhava da minha mãe até sangrar...
 Essa semana vi o depoimento de alguém que conheceu a Jatobá e parece que ela confirmou que realmente matou a menina, que a menina estava enchendo o saco e ela meteu um tapa tão forte na menina que achou que ela tinha matado, por isso jogaram a menina da janela. Por isso sempre falo, em criança não se dá nem um tapinha! As pessoas ficam abismadas que eu nunca bati nos filhos, elas me perguntam, "nossa, mas você não dá nem um tapinha? Como assim, criança é muito desobediente, um tapinha não faz mal!" Vejo nas redes sociais as pessoas defendendo que tem que ter o direito de bater nos filhos, aff.
 Eu preso a boa educação e não respondo da forma que eu realmente queria, minha vontade é de falar, minha filha, posso te dar só um tapinha porque você está me irritando com esse papo? Não posso que você me prende certo? Então que direito eu tenho de bater numa criança, me explica!
Nós adultos somos muito maiores e muito mais fortes que nossas crianças, não temos noção da força que temos às vezes. Não pode bater em criança, não pode bater em filho, nunca, ever, sob hipótese alguma! Eu prefiro bater minha testa no chão igual uma louca do que relar a mão na minha filha, por mais que me irrite o fato dela não comer, não obedecer, não fazer nada do que mando, não querer se trocar, não qurer tomar, se jogar no chão só porque quero pentear o cabelo dela, fazer um escândalo só porque ela queria apagar a luz e eu apaguei sem querer, resolver fazer cocô bem na hora que estou saindo de casa atrasada para uma consulta que eu levei 3 meses para conseguir agendar, deixar a minha casa parecendo um chiqueiro todo santo dia, tirar todos os meus sapatos do armário 20 vezes por dia. Tem muito mais, quem é mãe sabe, mas nunca sob hipótese alguma eu daria nem um tapinha nela por nada.
 Ninguém merece apanhar por motivo algum, violência gera violência. Acredito que o que aconteceu com a Jatobá e com muitas outras mães, pais que mataram os filhos foi isso. Deu um tapinha hoje, outro amanhã, chegou uma hora que ela perdeu a noção da sua força e matou a criança. Adulto não tem noção da sua força perto de uma criança, mas é muito mais, é igual um gigante conosco.
 Na hora do nervoso, matou, isso mesmo, um tapinha pode levar a morte de uma criança, não sei como eu não morri quando era criança, acho que sempre fui mais forte que imaginava e Deus sempre me protegeu, tem dias que pergunto à Ele porque, mas ainda bem que estou aqui apesar dos tijolos, cadeiras, mesas, pratos, varas e violão arremessados contra mim.
 A pessoa do depoimento que li se diz traumatizada com comida porque ela era "forçada" a comer e muita gente lendo o depoimento e com peninha, ah coitadinha, ela não passou fome, o pai dela ficou bravo com ela porque ela não quis comer frango sendo que já tinha 10 anos, bateu até machucar, o pai estava errado, podia ter matado, mas isso não é desculpa para dizer que agora não gosta de morango, fala sério! Desculpe, sou meio radical e insensível mesmo com certas coisas, quem sofreu muito na vida fica meio calejado e com coração de pedra. Entendo os traumas da pessoa, acho que ela tem que fazer análise para parar de culpar os pais pelo nojinho que ela tem de comida.
 Minha infância não foi fácil, aliás foi bem difícil, fiz bastante análise agora depois de adulta por causa da minha filha, na gravidez fiquei com medo de como eu seria como mãe, tinha que fazer muito mais. Agora sei que ninguém é responsável pelos meus atos agora que sou adulta. Essa pessoa está sendo muito injusta com os pais de dizer que ficou traumatizada porque esfregavam morangos na sua cara. Eu vivia de vento, passava fome, meus amiguinhos do colégio esfregavam as comidas na minha cara, porque eles tinham dinheiro para comprar e eu não, edaê???  Hoje eu tenho mais que todos eles juntos e nem por isso eu fico esfregando as coisas na cara dos outros. Muito pelo contrário, sei que sempre tenho que ajudar o próximo e sempre tento ajudar da maneira que posso.
 Duvido que minha filha vai ficar traumatizada porque dei uns gritos com ela pois eu queria que ela comesse, fala sério, eu tentando fazer o bem, cozinhando, pagando restaurante e a dodoizinha vai ficar com trauma porque mamãe era tão ruim, ela queria que eu comesse, acredita nisso? Ela tinha que me deixar sem comer mesmo! Depois que ela crescer ela vai ter os traumas dela, que são só dela e não sou eu que tenho poder para isso. Minha obrigação é cuidar e proteger ela até ela poder fazer por conta própria.
 É muita cobrança para as mães, cobrança demais, tem que estar sempre linda, no peso, ter paciência, saber a fórmula secreta para seu filho comer, porque se ele não come a culpa é sua, saber fazer dormir, amamentar até ficar adulto, fazer parto naturalizado na água, nunca gritar, não obrigar a comer, mas dar a comida nas proporções certas na hora certa, trabalhar, de preferência em casa, ganhar dinheiro, ser econômica, e ainda conseguir fazer o dinheiro do marido render pois ela não tem luxo.
 Ruim é passar fome e às vezes acho que o problema da minha filha é até esse, ela tem de tudo e demais, acho que é comida demais que tem em casa e agora ela não tem consciência pois é só uma criança, mas ela vai crescer e vai saber que eu só queria o bem dela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...