quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Equilíbrio

 Faz uns cinco anos, que eu sinto uma dor horrorosa no meu quadril, fiz todos os exames possíveis e descobri que tenho uma bursite na cabeça do fêmur que desenvolvi devido a má postura. Muito salto, anos trabalhando em pé e sempre me apoiando em uma das pernas, depois anos em escritório sempre sentada torta, jogada e sem postura.
 A única solução é através do RPG e Acupuntura, coisas que eu fiz, mas como tudo na minha vida, no momento não tenho como ir no rpg e muito menos tomar as agulhadas, vocês imaginam, enquanto estou lá com as agulhas grudadas as crianças já destruíram todo o consultório e fora que serve para relaxar e ficar alguns minutos em completo silêncio, não vai dar certo e vou ter é um derrame ainda na sessão, kkk.
 Enfim, fui buscar e estudar outras formas de tratar minha dor, porque ninguém merece sentir tanta dor o dia todo e ainda mais nessa correria. Sempre caminhei bastante, como já falei, o que acaba sempre me dando o triplo de dor na hora que termino a caminhada, mas depois me fortalece e acaba melhorando, no pain, no gain... Descobri também que toda a causa da minha dor é desequilíbrio físico, compenso tudo no lado esquerdo que vem do desiquilíbrio do espírito, e a dor é justamente no lado esquerdo, lado do coração, penso muito, sou muito razão e pouco coração, sinto pouco, e acabou acarretando em dor, pois coração de gelo padece, temos que pensar com o cérebro, mas o coração precisa de atenção também, pois o coração dói e a dor reflete no corpo. Papo de louco não?
 Enfim, descobri que para parar de sofrer com tanta dor eu tinha que reequilibrar meu espírito, tenho minhas vontades, meus anseios, não é porque sou mãe e esposa que eu não tenho mais vontades, mais necessidades, mais individualismo.
 A época que mais senti dor no meu quadril foi justamente a época que mais eu padecia tentando reencontrar a mulher dentro de mim. Achei que ela não poderia existir mais, que eu eu não teria mais desejos e eu não precisava me respeitar, não precisava respeitar meus desejos de comer, beber, de vestir, de sentir, de falar, de me impor, de ganhar meu espaço. Fiquei tão alucinada com essa idéia de mãe e esposa que comecei a achar que era somente os outros que tinham importância e não eu. Descobri que eu tenho o direito de me impor dentro da minha casa, que eu tenho que me respeitar primeiro, que eu tenho que ganhar meu espaço sempre, que eu preciso descansar, relaxar, ficar sozinha, mesmo que eu tenha que conseguir isso a base do grito e na unha.
 A partir do momento que eu resgatei aquela mulher que estava escondida atrás de fraldas, mamadeiras, louça para lavar e baba minhas dores começaram a melhorar, voltei a resgatar minha auto estima e ganhar meu espaço, sim, porque não é porque casamos e temos filhos que não somos mais mulheres, quando me voltei para dentro de mim, quando voltei a fazer as coisas que gosto, comecei a mostrar que não é porque eu abri mão de trabalhar fora, porque em casa eu trabalho para cacete, que eu não mereço e não exijo respeito. Não é porque eu não trabalho fora que eu não como, não bebo e não me visto, não é porque eu não trabalho fora que eu não tenho minhas preferências musicais, meus filmes prediletos, não é porque eu não trabalho fora que eu não fico cansada, esgotada, não é porque eu não trabalho fora que eu não tenho direito de ir e vir. Tenho o direito de ver minha família no interior, de ver minhas amigas, de gostar de coisas que meu marido e filhos não gostam.
 Sabem que depois que consegui assimilar tudo isso dentro de mim que minhas dores melhoraram e muito.
 Descobri também que eu tinha que cravar meus pés no chão, levantar a cabeça, descruzar os braços e elevar a postura para receber da vida somente o que é bom e para sempre olhar para frente de igual para igual, não sou pior que ninguém, não sou melhor, mas também não sou pior.
 Esses dias ganhei de brinde uma pulseira do equilíbrio, sabem aquela power balance que uma época foi moda e todo mundo usava, mas depois fizeram vários estudos e não conseguiram achar nada que pudesse comprovar a eficácia dela no equilíbrio. A menina que me deu a pulseira disse que a usava  quando ia andar de skate e achou que ajudava. Como tenho essa dor horrível devido a falta de equilíbrio resolvi usar ela por uns tempos para ver se ela me ajudava no equilíbrio do dia a dia, pois no meu caso não é equilíbrio para andar de skate que preciso, mas sim para a vida.
 Depois de uns tempos usando a pulseira percebi que comecei a prestar mais atenção na minha postura diária e descobri vários problemas de posicionamento e por isso que sinto dor. Percebi que eu não cravava meus pés no chão, sempre o pé esquerdo quase cravado e o direito perdido, dois passos atrás, ou como que se eu tentasse me equilibrar de um jeito muito errado. Eu percebi que estava sempre numa posição parecendo um compasso, o esquerdo aqui cravado, mas o pé meio torto e a perna direita tentando equilibrar alguma coisa que só estava desequilibrada pela minha má postura. De algumas semanas para cá eu estou prestando mais atenção nisso e passo quase o dia todo me corrigindo, estou na pia lavando louça, sinto uma dor na lombar, olho minha perna direta, está dois passos para trás ao invés de estar ao ladinho da esquerda me mantendo com os os dois pés cravados no chão e eu com a coluna ereta. Estou numa fila esperando minha vez, percebo a esquerda parada e a direta lá aberta, balangando.
 Eu sempre compensei muito a minha postura com a perna esquerda e sobrecarreguei meu lado esquerdo, o lado do coração, sempre fui tanto razão que não sabia que a grande força que tenho vem do coração, naquelas horas que achamos que não dá mais, que não dá mais para continuar, que não tem mais como conseguir, é a força do coração que faz com que a gente consiga.
 Sei que meu lado esquerdo é muito forte, mas isso faz com que eu pense muito e sinta pouco, levei um tempo para entender que não só de razão se vive. Sempre devemos seguir nosso coração, tem dias que temos que viver como se não tivéssemos cabeça, a força vem todinha do coração. Sabe aqueles dias que a gente quer socar o marido, aí olhamos lá no fundo do coração e ele nos diz, ele é o seu marido que você ama e é apaixonada, seu coração bate mais forte por ele, isso é amor, força e um beijinho que tudo passa, assim que o coração resolve nossos problemas.
 Aquele cansaço, aquela vontade de correr, aquela falta de paciência, é só consultar o coração e ele nos diz, tum, tum tum, tudo isso é por amor, é por escolha, é se amando que se é amado e é dando amor que se recebe amor.
 Não sei até que ponto essa pulseirinha ajuda, segundo os estudos ela não adianta, mas no meu coração ela está ajudando bastante, estou conseguindo cravar mais meus dois pés no chão, minha postura está mil vezes melhor, como era antigamente, quase não sinto mais dor, daqui um ano volto ao meu Rpg, Pilates, Yoga e Acupuntura, quanta coisa, mas tudo ajuda a enxergar a vida com a postura diferente e ajuda no equilíbrio.
 Sei que com minha postura melhorada, menos dor, menos agonia e parece que estou mais paciente, mais calma, mais tranquila, pois a partir do momento que temos equilíbrio tudo fica melhor. Nem tanto o coração e nem tanto a razão, o negócio é sempre ponderação. Com equilíbrio é mais fácil tomarmos decisões, seguir em frente.
 Corpo equilibrado, mente equilibrada, vida equilibrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...