sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Aprendendo com o Detox de gastos.

 Inventei esse detox porque eu estava completamente descontrolada com minhas compras, ando infeliz e me sentindo desamparada e estava descontando tudo nas compras. Até ajuda, mas a ajuda dura cinco minutos e a vontade comprar mais só aumenta, fora o prejuízo depois. Na hora de comprar um alpivio, na hora de pagar era insônia, dor de cabeça, choradeira e tudo mais.
 Está começando a valer a pena esse detox. Essa semana recebi um dinheiro de comissão de umas vendas que eu fiz, sim, ainda trabalho como representante e quando os clientes me permitem e posso fazer a venda por e-mail e telefone e não preciso visitá-los consigo fechar vendas e ganhar um dinheiro.
 Enfim, eu estava dura fazia um tempo, pois até tinha entrado umas comissões, mas era muito pouco e a ajuda de custo combinada com meu marido foi cortada, estou zerada e com dívidas, e devido ao fato de ter optado por cuidar das crianças, não tenho como correr atrás de mais trabalho/dinheiro no momento, na hora certa, quando eles entrarem na escola irei.
 Entrou essa grana e minha cabeça já começou a fazer planos, ah, vou comprar aquele batom 24hs, preciso de um mouse novo porque esse está uma porcaria, vou comprar massinha para as crianças, preciso de uma escova de cabelo, pois meu marido e filhos sumiram com todas as minhas, hoje vou almoçar naquele japonês que eu amo, já que estou no shopping comprando os presentes das crianças vou almoçar nesse restaurante badalado, enfim, mil planos.
 Graças a esse detox, na mesma hora que eu pensava tudo isso eu já sabia que não, eu não podia, batom somente quando acabarem os meus, aí sim posso comprar numa emergência, senão, comprar porque é bonito somente quando acabarem os 365 dias, a massinha ainda bem que não comprei, pois depois eles ganharam presente dos bisos e foram eles que deram de presente, almoçar somente no quilão, não é o mais zoado de 9,99, mas é um quilão, comida boa e muito mais barata que do shopping.
 Peguei meu dinheiro que entrou, separei meu dízimo, separei os dez por cento da poupança e vi o que eu tenho que pagar, saí pagando o que pude, principalmente minha amiga que eu comprei um monte de roupa em março, tinha combinado de pagá-la todo dia 5 e 20, mas como compramos o apartamento estou sem dinheiro e estou pagando ela conforme dá, pelo menos consegui mandar alguma coisinha.
 Se eu estivesse nos dias normais teria gasto tudo o dinheiro comprando todas as coisinhas e almoçando fora, meu dinheiro teria acabado sem eu nem saber onde eu enfiei e quando eu me tocasse que tinha que pagar minha amiga por exemplo, já não teria mais o dinheiro e teria que esperar uma próxima que o dinheiro entrasse.
 Sei que o certo é fazer o que eu fiz, receber e pagar para somente quando eu terminasse de pagar todas minhas dívidas eu voltar a comprar alguma coisa, mas nunca foi o que eu fiz. Sempre priorizei meu bel prazer momentâneo, tenho o dinheiro, preciso aproveitar, depois eu vejo como pago as contas atrasadas. Sempre paguei tudo que eu devia, mas sempre enrolada, sempre atrasada, sempre meses depois, sempre no caos.
 Esse detox está super ensinando quais são as prioridades da vida, o que tenho e devo fazer com meu dinheiro, estou me habituando a poupar, se eu consigo dizimar, porque não conseguia guardar um dinheiro?
 Vamos ver quais outras lições aprenderei ao longo desse caminho, ainda faltam mais de 200 dias, tem muita coisa para acontecer pela frente.
  Espero terminar essa jornada com minhas dívidas pagas, um dinheiro guardado na poupança que aí sim posso pegar um pouquinho do que guardei e me dar um presente, pode ser a coleção de música clássica da folha, um vestido, uma jóia, ou algum investimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...