quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Semana de planejamento

 Essa semana é semana de trabalho duro. Sábado dia 5 sai o pagamento e o ideal, para não chegar o dinheiro e sair torrando igual uma maritaca louca,  negócio é planejamento.
 Já planilhei tudo, mas tudo mesmo o que preciso do dia 5 até o dia 20, sem mentirar, sem invenções, sem achar que vai cair dinheiro do céu ates do próximo dia 20, sim, estou planejando o dia 5 e pensando até dia 20. Tem que ter planejamento, não é pegar o dinheiro e sair gastando, ah, vu gastar agora depois eu vejo se está na planilha e se não estiver eu coloco, aí que tudo desengrena.
 Coloquei na planilha até os livros da coleção folha que tenho que pegar na semana. Porque? É bobagem? Não, não é, porque combinei com o jornaleiro e comigo mesma que iria completar essa coleção, tenho condições para isso, então tem que colocar na planilha para não gastar o dinheiro antes e depois ficar me lamentando que sou uma coitadinha que não tenho 20 reais numa sexta para ir na banca, isso sim é um absurdo.
 Coloquei na planilha tudo, os dias da faxineira certinhos, os dias que costumo ir na farmácia, sacolão e mercado, sim, eu já fazia isso antes, mas eu só colocava quanto eu ganhava e quanto eu tinha que passar para o meu marido depositar, mas depois me descabelava toda... Por isso não podemos mentir para nós mesmas, achar que não precisa colocar o almoço de toda semana com aquela amiga, se vc faz questão de almoçar com sua amiga toda semana, naquele dia, e esse dinheiro não vai te fazer falta, coloca na planilha, já se planejando que não podes contar com aquele dinheiro, vai para a planilha.
 Vou já deixar a lista de compras do mercado no esquema também, já vou deixar salvo na minha senha on line, mas vou comprar somente o que eu precisar, sem me preparar para uma guerra, como sempre fazia, sempre gostei de comprar 3, 4 de cada coisa para não faltar, gente, que loucura, ficar um dia em casa sem leite condensado não vai matar ninguém, quando acabar, melhor, não come e compra na próxima compra, assim estou fazendo agora, e está funcionando, estou economizando, não está faltando nada em casa, mas antes eu fazia estoque, que bobagem...
 A lista de produtos de limpeza e da despensa na cozinha, depois que comecei a anotar com a caneta risca e sai na porta está ajudando muito, acaba o produto, faço o x, vejo o x e coloco na compra, pronto, simples assim.
 Fora que deixei a preguiça de lado, antes eu tinha preguiça de pesquisar, achava vergonhoso, comprava o que bem entendia... Vergonhoso é esse monte de cheque voltando meu, isso sim é vergonhoso, pesquisar, pechincar, não tem vergonha nenhuma.
 Estou me preparando psicologicamente a semana toda para guardar os tal dos 10% do meu líquido, preciso guardar e deixar na poupança, pois é com esse dinheiro que vou quitar minhas dívidas e fazer minha reserva com o tempo. Nesse momento vai ser para pagar minhas dívidas, pois o resto do meu dinheiro está todo comprometido pelo menos até dezembro com tanta bobagem que comprei e parcelei. Está parecendo muito difícil para mim pensar em guardar dinheiro, porque eu sempre gostei de gastar, nem chegava o dinheiro na minha conta, como eu já sabia que ia entrar eu torrava tudo antes mesmo de ter e geralmente já gastava o dobro antes mesmo de receber. Pois é, 10% a partir de 5 de outubro de 2013 e para sempre... Vamos ver o que acontece até dezembro de 2014, quanto dinheiro eu vou ter se eu fizer isso direitinho, garanto a vcs que não terei mais dívidas e ainda terei uma reserva bacana na conta, aí sim poderei comprar as futilidades que quero, se eu tenho uma boa reserva na conta e quiser sacar 5% desse dinheiro e não vai fazer falta e não é para pagar outra e não é parcelado e cheque, porque não posso? Certo?
 Mudança de vida, mudança de planos, quero meu apartamento novo e quero dinheiro, quero ter dinheiro sobrando na conta, na poupança e ainda na carteira...Tudo começa a partir de cada passo que damos, cada café, cada calça, cada almoço fora, cada sapato, faz parte de economia para o apartamento e reserva de dinheiro.
 Foco, foco, foco!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...