quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reclamar

 Minha vida estava péssima, era falta de grana, marido enchendo o saco, filho birrento, casa bagunçada, manobrista que bate meu carro, coloca meu carro na rua tomando chuva e coloca o próprio carro na minha vaga de garagem, porteira que acha que tem direito de bater na porta da minha casa quando não atendo o interfone, que abre minha correspondência do banco, apartamento pequeno sem espaço para se mexer, roupas, louças e sapatos no chão o dia inteiro, recolhe, crianças jogam de novo e assim vai...
 Resolvi fazer um desafio proposto no site dinheirama.com e tentar ficar 21 dias sem reclamar, dizem que depois dos 21 dias o cérebro se acostuma com o novo hábito e como mágica eu pararia de reclamar para sempre.
 Topei o desafio, mas não consegui cumprir nem 3 dias, comecei o desafio num dia, 3 dias depois era pagamento e meu marido sempre começa a gritar quando é dia 5 e dia 20 (hoje em dia vejo que às vezes ele tinha razão, só não precisava gritar...). Pois é, marido gritando, nascendo os dentes dos meus filhos, só choram, não querem comer, ficam assados, e tudo mais que falei antes, não aguentei, da-lhe reclamação em cima de reclamação, e parece que só porque fiquei míseros 3 dias sem reclamar, aí resolvi reclamar tudo que tava acumulado e mais um pouco, da minha infância triste, do meu total descontrole financeiro, das coisas que tenho vontade de ter e não posso...
 Só que todos os dias eu acordava e pensava, hoje eu recomeço os 21 dias sem reclamar, hoje eu recomeço, não recomecei, mas alguma coisa aconteceu comigo...
 Faço o possível e o impossível para não reclamar, quando vejo que vou resmungar, acendo uma vela para meu anjo, rezo, medito, faço as respirações que o yoga manda e até estou tomando uns florais, tudo para não reclamar da vida que tenho...
 Vi que eu reclamava das minha obrigações como esposa, mãe, mulher, dona de uma casa... Eu pensava "ai que saco, em pleno domingo tenho que fazer comida porque estou economizando e não posso comer fora" "que coisa, não aguento mais recolher as panelas no chão da cozinha que meus filhos jogaram" "não aguento mais falar para minha filha não desligar a máquina de lavar, saí daih!!!" "como meu marido pode ser tão dependente e não conseguir nem colocar um queijo dentro do pão e enfiar goela abaixo?"
 Só que casa tem serviço, criança dá trabalho e marido precisa de atenção.
 É a minha casa, sou eu que tenho que cuidar dela, estou fazendo as coisas com mais amor pois se eu não cuidar da minha casa, quem vai cuidar?
 Eu tenho um marido, resmunga, tem defeitos, mas é meu marido, é meu amor, eu o escolhi e o amo mais que tudo, pra que reclamar tanto dele? Também tenho meus defeitos e ele os aguenta, quem sou eu para reclamar tanto dele?
 Filhos eu já sabia que dariam trabalho, estava preparada e bem estruturada para isso, na verdade é o que menos reclamo, amo ficar com eles, mas dá trabalho, simples assim...
 Não reclamo mais de nada, não reclamo mais da louça, graças que tenho louças para lavar, significa que eu tenho comida na minha mesa, que tenho companhia, que tenho uma família.
 Isso sim é felicidade, amor, família, comida na mesa...
 Parece que depois que parei de reclamar tudo melhorou, parei de reclamar e comecei a ver o que eu podia fazer para melhorar aquilo que estava me incomodando. Acabou que parece que estou começando a descobrir meios de melhorar as coisas, abri mais espaço em casa, doei algumas coisas que não eram mais necessárias, mudei algumas coisas de lugar, meu apartamento parece que aumentou muito.
 Parei de me lamentar da falta de dinheiro e descobri que sempre fui eu quem fez tudo errado, que tenho que fazer contas, não mentir para eu mesma de achar que terei dinheiro depois para pagar aquilo e acabo me focando em não comprar, é só eu não comprar fiado que não arranjo problema. Parece que eu gostava de resmungar, porque era eu mesma que caçava meus problemas financeiros.
 Meus dias estão sendo mais leves, quando vejo que vou resmungar, me controlo e penso que depois me arrependo de ter resmungado, depois que passou o acesso vejo que se eu tivesse reclamado eu teria me arrependido, que não era tão grave assim.
 Fora que sem reclamar podemos focar mais na real situação e resolver mais rápido tudo.
 Estou tentando não reclamar mais, ser mais suave, mais tranquila, mais leve, a vida é linda, sou muito abençoada, não tenho motivos para resmungar tanto.
 Já tinha virado costume, já tinha me habituado a reclamar, acho que estava achando até bonito.
 Daqui a pouco eu estaria virada nessas tias chatas que todo mundo tem que só sabem reclamar da vida e olhamos para elas e vemos o quanto abençoadas são e não vêem.
 Não estou dizendo que não terei mais problemas na vida, o dia a dia é cheio de situações que temos que resolver, tv a cabo, portaria do prédio, serviço de casa, trabalho...
 Tudo tem percalços, só tenho e quero levar tudo com mais leveza e alegria, quero sabedoria e paciência para conduzir minha casa, minha família e minha vida.
 Dizem que a paciência vem da sabedoria, a sabedoria vem no momento que temos calma e inteligência e ser inteligente é levar tudo na santa paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...