domingo, 22 de setembro de 2013

Círculo vicioso

 Pagando as contas do dia 20 de setembro agora, estou agoniada, não aguento mais rolo e mais rolo.
 Por isso é tão difícil fazer contas, tudo enrolado, tenho que descobrir um santo para cobrir outro todo o tempo, que nervoso, não é a toa que eu vivia tão estressada e nervosa e ainda acho que a culpa é do meu marido, das porteiras do prédio, dos manobristas, da net, da situação financeira do país.
 Parece que eu rodo, rodo e não saio do lugar nunca, que círculo vicioso que eu me meti gente, que não consigo sair.
 Sei que chega dia 20, ganho um monte de dinheiro e é tudo para pagar as contas antigas que fiz, para pagar os acordos que fiz dos cheques devolvidos, para pagar alguma fatura minha que deixei pendente do mês anterior ou do dia 5 anterior. Fico planejando pagar alguma coisa adiantado, mas não consigo pagar nem os antigos, quem dirá pagar alguma coisa adiantado.
 Fico quebrando meu cérebro pensando em o que é melhor eu pagar agora e o que é melhor eu deixar para depois, qual vai ser a situação menos constrangedora.
 Todas as situações são constrangedoras, pagar cheque devolvido, pagar dívida atrasada, renegociar cheques e multas é tudo muito constrangedor, as pessoas te olham ou com dó, tipo, tadinha, toda funhanhada com as contas e alguns te olham como uma caloteira sem vergonha safada que tentou tirar proveito da boa fé das pessoas.
 Não deixa de ser verdade, as pessoas me confiaram vender a prestação, confiaram em pegar um cheque meu, confiaram que eu iria pagar.
 Sempre me vi como uma tadinha, que não tinha recursos nem dinheiro para pagar as contas, sem dinheiro para ter meus luxos, mas a verdade é que sempre fui uma sem noção total...
 Se não posso pagar alguma coisa é porque não posso ter, simples assim, porque eu me via como uma tadinha?
 Não sou uma tadinha, tenho uma boa situação financeira, um maridão sempre ao meu lado e de quebra ainda ganho meu dinheiro com meu trabalho e minha família ainda solta uma verba e não é pouca na minha mão para eu fazer o que eu bem entender, mesmo depois de velha ainda ganho um "presente" em dinheiro da família toda vez que vou vê-los.
 Onde vai tudo esse dinheiro, como eu consigo gastar tudo isso e ainda ficar sempre devendo?
 Estava relendo alguns posts antigos meus, coisa de 1 ano e meio atrás e era a mesma história, desde lá eu sempre enrolada com as contas, com as roupas, com os sapatos, mas sempre me vendo como um coitadinha que tinha que economizar e não é bem assim.
 Porque eu não consigo fazer as coisas simples? Entrou dinheiro, tem dinheiro? Compra, não tem? Não faz rolo cara pálida, que dificuldade.
 Sei que agora estou entrando na linha e em breve, no máximo em dezembro desse ano estarei desenrolada, mas chega todo dia 5 e 20 é esse desespero, vendo o que é urgente, quitando, sobra uma merrequinha para um almoço de desafogo, para ganhar novas energias e seguir em frente.
 Fico me culpando porque fui almoçar fora com as crianças nessa semana e quem sabe não devia ter gasto aquele dinheiro, mas não foi esse almoço que me lascou, eu já estou lascada a muito tempo, esse almoço foi só um respiro para continuar e seguir em frente.
 Nem recebi direito e meu dinheiro já acabou, mas vai ser assim até eu conseguir quitar todos os cheques devolvidos, sim são muitos, soltei um atrás do outro na mesma semana, acho que eu estava louca...
 São oito atuais e mais 4 antigos de 2003, gente do céu, eu tava muito louca quando soltei esse monte de cheques achando que ia ter dinheiro para cobrir eles... Se até agora não consegui quitar, quem dirá como eu achei que ia pagar eles na época...
 Fora a fortuna que terei de pagar de exclusão de ccf né?? Cada cheque custa em torno de R$50,00 para exclusão, multiplica R$50,00 (tem uns quebrados ainda) vezes 12 cheques: R$600,00 que vou pagar só de exclusão. É tanto dinheiro gasto à toa que já estou com alguns cheques em mãos que me devolveram e nem levei ao banco ainda, porque eu não tenho essa grana para exclusão do ccf no momento, optei por quitar os cheques, esperar recebê-los em casa, já estou com o nome sujo mesmo, um dia a mais, um dia a menos, não tem juros em cima do tempo que fico com o cheque na mão, o que tem é que se alguém consultar meu cpf meu nome está sujo.
 Como eu não dava importância  a eu mesma, eu pensava, ah grande coisa, meu nome, dane-se... Meu nome, que acho tão lindo, que acho tão chique, que tenho tanto orgulho de falar para os outros, sujo, na lama e eu nem me importando...
Que relação depreciativa que tive com dinheiro a vida toda... Que falta de organização, que falta de respeito com o dinheiro e comigo mesma...Sempre me enrolando e me sujando para adquirir as coisas.
Pior que teve uma época na vida que eu achava bonito me enrolar toda para conseguir as coisas, pensava, ah, to devendo mas estou conquistando, uma hora irei ganhar mais e pago tudo isso que estou me endividando...
 Achava bonito não ter dinheiro, achava que era exemplo não ter dinheiro, mas "tamo ai na luta companheiro"!!!
 Penso no tanto de dinheiro que já ganhei na época que fui modelo e gastei tudo, na época que inventei de fazer faculdade sei lá pra que, porque eu queria ter uma profissão, um diploma, grande coisa, não que seja ruim ter uma faculdade, é uma benção, mas não do jeito que eu fiz, eu não precisava fazer faculdade, não tinha como pagar porque eu morava sozinha e pagava aluguel e ninguém me ajudava, de onde eu tirei que podia pagar aluguel, comida e ainda por cima uma faculdade?? Até porque as faculdades que tentei fazer hoje em dia eu vejo que era pura ilusão, não era nada daquilo que eu queria, nem sei até hoje o que eu quero...
 Estou endividada até hoje por causa de uma faculdade que fiz a oito anos atrás, fiquei lá somente 1 ano e meio e até hoje estou devendo e com o nome sujo por causa dessa faculdade que inventei de fazer porque eu achei que ia ser a solução dos meus problemas, na verdade esta é a dor de cabeça da minha vida, eu durmo e acordo pensando que quero me livrar dessa dívida, mas nem imagino como farei para pagar...
 Um passo de cada vez...primeiro esses cheques, depois devolvo os cheques ao banco, depois bora pagar o empréstimo que fiz, depois é só não gastar com bobagens e futilidades e bora guardar para ficar com meu lindo nome limpinho de novo.
 Fé, força, coragem, mais um lindo dia para economizar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...