domingo, 1 de setembro de 2013

Aqui em casa é assim...

 Meu marido trabalha como executivo numa grande empresa, não somos ricos, mas ele ganha um bom salário, suficiente para vivermos muito bem, eu trabalho como representante comercial de uma empresa, tenho meu home office, que confesso está sendo pouco usado hoje em dia. Achei que dava para trabalhar como antes dos filhos, mas não dá. Cuido deles sozinha, família mora longe, não tenho ninguém e também não quero deixar na mãos dos outros, como assim eu me ralando por aí para outras pessoas terem  prazer da companhia dos meus filhos? Prefiro eu ter esse prazer.  Estou mantendo a carteira de clientes que fiz nos últimos anos, gostaria de conseguir mais clientes, mas tentei logo que fui liberada da quarentena e não tem como, não dá para ir às reuniões, é muito transtorno. Deixa eles crescerem, quando eles forem para a escola terei a tarde todinha livre e aí farei questão de buscar novos clientes até porque eu terei que ter o que fazer, não consigo ficar no ócio. Tento conciliar carreira e maternidade, vim trabalhar em casa porque quero acompanhar a criação e desenvolvimento dos meus filhos, vou ficar eles até eles terem 4 anos que é a idade obrigatória por lei hoje em dia para colocar os filhos na escola, até lá eles ficam comigo, pois eu acho que lugar dos filhos é com a mãe quando ela tem condições de ficar em casa com eles, salvo as mães que tem que trabalhar fora para ajudar no sustento da casa, que seu salário é importante na renda da casa, eu optei por ficar com eles.
 Escuto umas bobagens por aí do tipo: "Vc não vai ter saco para ficar com eles os 4 anos" "Vc tem que colocar eles na creche para ficarem mais espertos" . Eu não acho um saco ficar com eles, acho um prazer! Saco é lavar roupa, louça, fazer comida, pegar busão lotado de manhã, pegar trânsito, as vezes quase 2 horas para chegar no trabalho todo dia, saco é aguentar patrão gritando na orelha, isso é um saco, mas ficar com meus filhos é pura diversão, é cansativo, é puxado, tem dias que fico tensa, mas se eu trabalhasse num escritório também seria, então... elas por elas. Colocar na creche para ser mais esperto? Mais??? Eu prefiro trabalhar em casa e ter liberdade para ir e vir, levo os rebentos a todo canto ou se estamos exaustos ficamos em casa... Estou aproveitando esse tempo com os filhos para investir na minha cultura, estou lendo mais, se bem que sempre li bastante, mas leio mais, escuto mais música clássica, leio os livrinhos, estou conhecendo diversos museus e exposições, pontos turísticos, saio com minha amigas para almoçar, tomar café da tarde, pego cinema com meus filhos direto. Se eu estivesse trabalhando fora eu e eles perderíamos tudo isso, acharia um pecado eu ter tudo isso com meus filhos na creche... Que aprendizado melhor que esse eles terão na vida? Aprendizado prático, tudo que eu aprendo e levo eles sei que alguma coisa eles absorvem.
 Eu e maridão também fizemos contas e chegamos a conclusão que não compensa eu trabalhar "fora", o que eu ganharia não paga nem a "creche", fora que eu trabalhando fora, não daria conta da casa, teria que contratar a empregada mais vezes por semana, teria que gastar mais com comida, enfim, contas e mais contas, vale a pena ficar com os filhos... Fora que ele tem o horário bem flexível, tomamos o café da manhã todos juntos todos os dias, só que ele geralmente chega tarde e também viaja bastante a trabalho, mamãe trabalha de casa, fica com os filhotes, cuida deles, cuida do marido, temos uma família de comercial de margarina...
 Como eu disse ele é um executivo, trabalha muito, viaja muito e não tem tempo para nada, então ele ganha dinheiro e eu cuido das contas da casa. Ele não tem tempo para isso. Temos nossa planilha de gastos, que atualizo todos os dias e todo dia 5 e 20 mando para ele por e-mail para acompanharmos nosso saldo, ganho/gastos.
 Nossa planilha conta com as contas que tenho que pagar, condomínio, net, etc..., gastos com a faxineira, sacolão, mercado, farmácia, fralda, coisas para os filhos. Eu e ele combinamos uma ajuda de custo para a mamãe, afinal eu cuido da casa, das contas, dos filhos, do marido, precisa de dinheirinho... Passo e-mails dia 5 e 20 com o valor que ele precisa me depositar e depois presto conta de onde foi o dinheiro, perfeito, nós dois controlando nossa casa.
 Eu conto com essa ajuda de custo, minhas comissões das vendas da representação e ainda ganho sempre um "presente" em dinheiro do meu pai toda vez que vou visitar minha família, não conto com isso, mas ele dá para todos os filhos, porque eu não vou pegar? (Deve ser para compensar a ausência na infância)
 E é esse dinheiro que eu ando fazendo miséria na vida. Cuido e controlo a casa, mas minhas contas pessoais estão uma bagunça como já falei para vocês, é um tal de cheque devolvido, uso do limite do cheque especial, pessoas que eu peguei dinheiro emprestado (nunca mais peguei, mas pegava), empréstimo bancário, conta na butique da esquina...olha...
 Depois de ler os livros da Patricia Lages - Bolsa Blindada e Dinheiro é um Santo Remédio - Conrado Navarro / André Massaro vi que não é de hoje, sempre fiz bobagem com dinheiro na vida, nunca tive a mínima noção de como controlar meu dinheiro. Vejo que vivi a vida toda pendurada por pura culpa minha e falta de organização da minha parte, porque eu sempre trabalhei muito e sempre estive ferrada de grana, sempre estive devendo, sempre enrolada, pegando cartão de crédito e perdendo um mês depois, com cheque devolvido, devendo na faculdade, no curso de inglês, no consórcio do carro, sempre enrolada...
 Esses livros mexeram comigo pelo simples fato de que não tive Educação Financeira, meu pai é rico, tem muitas propriedades e sempre viveu muito bem, obrigada de renda... É, desse jeito mesmo, Bon Vivant, e sempre foi muito ausente conosco, fez eu e meus irmãos com minha mãe, mas seguiu a vida dele e sempre deu um monte de dinheiro acho que para compensar a ausência, minha mãe ao contrário dele veio de uma família humilde, pegava nossa pensão, nossas coisas, minhas jóias, dinheiro do cachorro quente que ele dava, pegava tudo para ela e não sei o que fazia. Sempre trabalhei, ela inventava que precisava de dinheiro, me enfiava com 13 ano numa confecção da esquina de casa para trabalhar de tirar fio de paninho de prato, nada demais se não fosse o fato de que eu já dava um monte de dinheiro para ela, porque meu pai pagava a pensão e era uma boa pensão e o fato de que eu trabalhava e ela pegava todo o dinheiro e eu não podia nem tomar um sorvete. Fiquei nessa confecção uns 3 meses, depois me mandou trabalhar com 14 anos de vendedora numa loja de roupa, nada demais também se não fosse o fato de que nunca vi esse salário, ela me tirou da escola particular paga pelo meu pai e eu quase reprovei por isso. Fora outras 4, 5 empregos que tive quando era menor de 15 anos, tudo para dar dinheiro para ela, fui explorada...
Resumindo, meu pai dava muito dinheiro na minha mão, nos deu casa, fazia mercado todo mês, pagava colégio particular, roupas e tudo mais que precisava, minha mãe se irritava com ele, vendia tudo que ele me dava e pegava todo o dinheiro da mão... Não tive educação financeira nenhuma, minha educação foi de que sempre vem mais do pai, mas eu nunca vou ver esse dinheiro.
 Lógico que isso não é desculpa para eu fazer tanta besteira com dinheiro hoje em dia, mas é fato, estou tendo que reaprender a lidar com dinheiro. Porque depois dos 16 anos eu comecei a ficar com essa graninha na mão até os 19 que foi quando eu comecei a morar sozinha, a partir daí meu pai me deixou um tempo de "castigo" porque eu tinha que dançar conforme a música dele se eu quisesse ter alguma coisa e eu não quis dançar essa música, preferi ir trabalhar e ganhar meu dinheiro, mesmo que fosse menos do que ele me oferecia. Pelo menos e ganhei com meu suor, só que nessa minha batalha de sobreviver sozinha sem ninguém eu sempre achei que o mundo tinha obrigação de me proporcionar o melhor, eu tinha que atender meus desejos, afinal se não deixei meu pai mandar em mim, não ia ser o mundo.
 Me pego pensando em quanto dinheiro eu já ganhei e quanto eu já podia ter guardado, mas sempre gastei tudo... Sei lá, medo da minha "mãe" tomar de mim? Só que agora ninguém mais toma nada meu, só o banco e juros mesmo.
 Reclamo para caramba que meu marido é mão de vaca, mas na verdade eu adoro que ele é assim, pois é ele quem está me ensinando que o mundo não é cor de rosa e que temos que andar conforme nossas pernas, adoro o fato dele confiar em mim para coordenar as contas da casa pois isso está me ensinando muito, inclusive que as contas da casa também são minha e que não posso mais pensar tão pequeno a ponto de achar que faço o que quero com meu dinheiro, se eu me enrolo é problema meu que não está afetando a casa... Só que está... Eu ficando ansiosa porque tenho que acertar minha contas, tive até insônia e isso sem necessidade...
 Temos uma renda familiar que chega a ser ridículo o que eu faço, não teria porque eu me enrolar desse jeito. Até porque meu marido acha que eu faço o que quero com meu dinheirinho, é justamente para eu comprar um vestido quando tem algum evento importante, é para cuidar da minha pele, cabelos, é para eu poder sair e comer fora com as crianças na semana no dia que quiser, é para eu poder passear com eles a hora que eu bem entender, é para eu comprar quantos sapatos eu quiser, desde que seja dentro da minha renda, comprando à vista para ele não tem problemas. Ele é ótimo e ele é quem está certo de ser mão de vaca, tem que economizar, às vezes ele exagera, mas estou aqui para cuidar dele e nós nos equilibramos.
 Queremos trocar de apartamento, então estamos numa fase de economia, tudo que sobra jogamos para abater do financiamento desse atual, por isso que baixamos todos os custos que podíamos, estamos comendo mais em casa, eu não gosto muito de fazer comida por obrigação, mas sai mais barato, então estou testando receitas novas, faço os molhos italianos que faço tão bem, pesto, carbonara, branco de tomate, hoje testei um bolo de chocolate integral e deu certo, uhu, mamãe consumista está aprendendo a cozinhar...
 Lendo o dinheiro é um santo remédio vi que estamos no caminho certo, mas ainda não estamos fazendo o certo. Eles insistiram em guardar dez por cento do salário... Eu não estou fazendo isso nem com o dinheiro da casa que controlo e nem com o meu...Errado... Esse mês que começa hoje já vai ser diferente, já vou mexer e remexer na planilha de gastos e nos programar para guardarmos sempre dez por cento, no momento esses dez por cento vão tudo para quitar o apartamento atual, mas vamos manter o hábito mesmo depois de comprarmos o novo.
 Outra coisa interessante é que temos que ter uma provisão de pelo menos 10 salários guardados, para uma emergência... Estamos fazendo investimentos em imóveis, mas money mesmo não temos, outra coisa que eu posso conseguir, a partir de agora vou guardar dez por cento do que vem para minha conta até somar os tal dez meses de salário, para nunca mais eu ter problema de dinheiro.
 Reforçando as lições dos livros:  primeiro quitar as dívidas, as minhas em roupas no caso..., depois guardar 10 por cento de tudo que eu ganhar e depois ter uma soma equivalente a 10 salários guardados. Achei engraçado porque eu já tinha decidido fazer um caixa da casa, sempre ter um dinheirinho guardado para emrgências da casa, eu ter isso, para não ter que colocar no crédito ou fcar pedindo para o marido, amor, precisa de fruteira, amor, precisa de paninho, assim tenho a reserva, posso cuidar da nossa casinha e maridinho fica feliz por não ter que desembolsar... Só não sabia de quanto teria que ser essa reserva, está respondido.
 Gostei disso viu? Acho que vai ser legal olhar a conta recheadinha, ter dinheiro para comprar o que quiser, o foco é ter dinheiro, tendo dinheiro se faz o que quer, compra jóias, compra roupa, compra sapato, faz mais dinheiro...
 Pagar as dívidas, guardar 10 por cento, ter uma provisão guardada na poupança correspondente a 10 salários... Mais um lindo dia para economizar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...