segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Planejamento e economia

 Quando resolvemos trocar nosso apartamento comecei a fazer contas e mais contas e descobrir modos de economizar nosso dinheiro para poder concretizar nosso objetivo.
 Comecei com o mercado. Eu nunca olhei e nem comparei preço de nada no mercado, sempre comprei o que eu gosto. Como a meta é economia eu resolvi baixar a bola um tempo e começar a olhar preço sim! Confesso que foi difícil, detesto comprar "genéricos", tipo gosto da marca de ketchup Heinz, não tem como comer outra marca, até tentei, mas sem chance, perto dele os outros são todos aguados, doces, azedos, sei lá, não dá. Esse deixei de lado, continuei com a marca de sempre.
 Passei para o sabão e amaciante, eu só usava o omo líquido concentrado, todo mundo me falava do tal Ariel e eu como uma mamãe consumista, achava que o Ariel era "coisa de pobre", mas vi que o preço dele é metade do omo líquido, resolvi aderir ao Ariel, e gostei muito do resultado, a roupa fica bem limpinha e branquinha mesmo. Lógico que Omo é Omo e não tem jeito, mas nesse próximo 1 ano e meio vai ser só Ariel.
 Amaciante eu só usava o fofo concentrado, super cheiroso! Passei para o fofo normal, metade do preço e rende mais. O fofo concentrado comigo não rende porque nunca diluí em água, essas coisas, sempre usei ele na medida que uso o amaciante normal.
 Fora os luxinhos de mercado. Adoro camarão (quem não ama), mas faz quase um ano que não compro, porque vejo no mercado, meio quilo de camarão custa em torno de 50 reais, penso, penso, penso e penso que com 50 reais dá para comprar arroz, feijão, bife, salada, frutas, deixo ele para lá e não compro.
 Amamos aqui o sorvetinho da Haagen Dazs, eu o de macadâmia, o maridinho o de doce de leite, para comprar os dois são 50 pila a mais na conta, mesma história, bife, feijão, arroz... Deixa o sorvetinho para a casa nova. Compro lata de leite condensado que custa 3 reais, faço um doce de leite na panela de pressão, como com waflle e moranguinho, diliça!! Ou faço um brigadeiro de panela, pico umas bananas e como brigadeiro com bananas ou morangos. Sobremesa delícia, mata a vontade de doce e sai bem baratinho.
 Lógico que tem coisas que não tem como substituir, pois as genéricas são ruins, não prestam, enfim, comecei a mudar a quantidade. Sempre gostei de ter tudo em estoque, para nunca faltar, isso já não faço mais pois a conta do mercado fica alta, estudei bem o que ia em casa e me organizo e compro a conta certinha até a próxima compra.
 Bom mesmo é que eu sou super vaidosa e sempre cuidei muito da alimentação, os docinhos que falei para vocês são só no final de semana, escolho um dia de "enfiar o pé na jaca" e como pizza, brigadeiro e tudo mais, mas no dia a dia tenho uma alimentação mega saudável, para recuperar o corpo pós parto e também me sentir mais disposta, minha pele ficar mais bonita, enfim, os inúmeros benefícios da alimentação saudável.  Tanto que ganhei 25kg na gravidez e já recuperei tudo e meu corpo está até mais magrinho e sequinho do que era antes da gravidez.
  Alimentação saudável sai mais barato, é fato! Mesmo o arroz integral, o macarrão, o trigo integral sendo mais caro que o normal, ainda assim sai mais barato comer direito, legumes, frutas e salada sai muito mais em conta do que compras aqueles docinhos na padaria, aquele bolo e tudo mais.
 Nisso eu já economizo muito mesmo, mantenho meu corpitcho em dia e o bolso também.
 Eu estudei nossos gastos em casa durante alguns meses e consegui ver o quanto precisamos gastar para passar tranquilos em casa sem necessidades, pois o básico nunca pode faltar. Nisso eu estipulei o tanto que posso gastar por mês no mercado, no sacolão, na farmácia, açougue.
 Pego essa verba e não fujo dela, até porque com verba já estipulada é mais difícil dar aquela escapadinha do tipo, ah, esse produto está promoção, vou levar hoje, depois quando vai ver esse mesmo dinheiro faz falta para as coisas básicas e faz falta na hora da economia.
 Estipulei um valor e é com ele que vou às compras. Na verdade o mercado não dá muito problema pois compro pela internet, é ótimo, não tem aquelas tentações que colocam de propósito no mercado para gastarmos mais, na internet eu já vou no que preciso mesmo, clico, eles entregam em casa e beleza, não fujo do valor estipulado.
 No sacolão confesso que ainda estava extrapolando e depois eu não sei porque fico toda funbangada nas contas depois.
 Nesses sacolões tem muitas tentações, pães diferenciados, queijos e peixes, pura tentação e muito caro. As frutas e verduras em si saem baratos, mas começo a pegar um pãozinho "ah, para comer hoje a noite", pego um queijinho "ah para comer com aquele vinho", frios "para tomar café da manhã" e no final na hora de pagar a conta sempre passa 3x mais.
 De agora em diante não vou mais extrapolar essa cotas do sacolão pois vi que isso está me lascando e me comprometendo até nas contas pessoais que não tem nada a ver com a casa, se não cuidar daqui a pouco mistura tudo, aí sim vou ter insônia durante meses.
 Outra coisa são as saidinhas com o maridão. Nisso já estamos indo bem faz tempo. Antes saíamos para jantar/almoçar fora ou pedíamos comida pelo menos 5x por semana (conta aí pedir uma pizza na sexta a noite, uma feijoada no sábado, um jantarzinho fora no sábado, almoço fora no domingo e pedir alguma coisinha no domingo a noite). Fiz as contas e refiz e descobri que somando dá em torno de 300 a 500 reais por semana, somando dá quase 2mil reais por mês só em comidinhas fora. É muito dinheiro! Paramos de comer fora desse jeito, não por gosto, pois lógico que prefiro comer fora mil vezes, mas me organizei, estou me esforçando e fazendo mais comida em casa, pura economia. Está valendo a pena, pois estamos conseguindo juntar dinheiro e estamos abatendo do nosso financiamento atual, coisa que não acontecia antes. Com certeza o esforço está valendo muitíssimo a pena. Para compensar escolhemos um dia especia e saímos para jantar num lugar bacana uma vez por mês, para quem quer uma casa nova, está mais do que ótimo!
 Salão de cabeleireiro, unhas, shampoos então nem se fala. Faz meses que não vou ao salão, meu cabelo está bem tratado, comprei aquela linha da dove, que não é a Kerastase que eu costumava usar, só que não me pertence mais, mas já ajuda. Shampoo agora é seda, elseve, enfim. Tudo por uma casa nova, sempre penso nisso. Unhas daquele jeito, estou tentando fazer em casa, ainda não estou cem por cento, mas já não estou indo ao salão gastar, até porque nem tenho tempo de ir ao salão mesmo, os nenéns já andam para baixo e para cima, não tem como levá-los ao salão e eu que não vou deixar meus nenéns com os outros só para ir ao salão, sei lá, prefiro ficar com eles, na verdade nem tenho com quem deixar, nossas famílias são de outras cidades, estão longe de nós.
 Outra coisa são os vinhos, adorooo um vinho na sexta a noite, é meu dia de boemia, depois que os nenéns dormem eu e maridinho botamos o papo em dia regado com vinho, mas vinho está caro!!! Baixei a bola, resolvi assumir que não tenho grana e pronto e comecei a comprar umas marcas mais em conta, pois eu estava numa fase de comprar uns vinhozinhos melhores, de boas safras, essas coisas. É só para mim mesmo, para tomar dentro de casa. Tem ótimas marcas brasileiras num precinho bem camarada, em torno de 12, 15 reais a garrafa, também fiz um planejamento, já compro junto no mercado, compro seis garrafas por mês nesse valor e tomo ao longo do mês, 1 garrafa para cada sexta e 2 para ficar aí para alguma dia que der vontade. Assim na verdade eu economizo, pois o que estava acontecendo, eu não comprava no mercado, depois saía igual uma louca na sexta a tarde para comprar meu vinho, e nem sempre eu encontrava esses bons e baratos, baratos eu achava, mas bons... Com planejamento dá para conseguir tudo.
 As fraldas, lenços, shampoos para os nenéns eu compro tudo no atacado, quase todas as capitais tem distribuidoras e os produtos nelas saem quase pela metade do preço, tem que comprar de fardo fechado, mas toda mamãe sabe que usa tudo, pois fralda e lenço vai igual água, vale a pena se programar e comprar essa quantidade maior. Comidinhas deles eu faço tudo, meio que já comem quase a mesma coisa que nós e como eu já disse me alimento super saudável e os nenéns junto.
 Firme na meta, mais um lindo para economizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...