quarta-feira, 31 de julho de 2013

O poder do hábito.

 Se arrependimento matasse... Nome no CCF por causa de creme e maquiagem...
 Alguém merece isso? Bom, merece sim, eu mereço, afinal resolvi agir por impulso, achei que eu queria as maquiagens, que eu podia comprar os cremes e está aí o resultado.
 Cheque devolvido, nome no CCF, nem crédito tenho mais... Que beleza Dra. Mamãe Consumista...
 Estou sem unhas de tanto que roí elas, estão no talo do talo, coisa depressiva... Tudo bem que desde que neném cresceu um pouquinho eu não pude mais ir ao salão e decidi fazer as unhas em casa para economizar, mas na verdade se fiz a unha em casa umas 2 vezes foi muito. Sabe como é, vida de dona de casa a unha não dura, faço num dia, levo 3 hs para fazer porque tem que fazer e dar atenção aos nenéns e marido ao mesmo tempo e dura 2 dias no máximo, lava a louça, coloca roupa de molho, passa um veja aqui, um cif lá, a unha não dura nadinha. Tenho faxineira sim, mas ela vem só uma vez por semana para fazer o "grosso", durante o resto da semana tem que manter a casa em ordem. Fora quer adoooro lavar minhas roupas, gosto de coarar, deixar de molho, tirar manchas impossíveis, passar o steamer, as ajudantes não fazem isso, misturam todas as cores, mancham as roupas, estragam. Passar eu não gosto, isso deixo para as ajudantes.
 Estou lendo um livro interessante, O Poder do Hábito, só li umas 20 páginas ainda, mas pelo que vi, ele retrata que tudo na vida é hábito, inclusive roer unhas, gastar sem poder, ter impulso nas compras...
 Vamos ver se é hábito mesmo que tenho de passar cheque sem fundo, me afundar no cartão de crédito e dever em toda esquina que faz crediário...
 Estava vendo e revendo minhas contas na doce ilusão que algum milagre aconteça e eu não esteja tão lascada, mas vi que estou lascada à anos... Eu sempre estou lascada, é incrível.
 Teve época que era porque estava desempregada, bela desculpa, depois faculdade, depois salário baixo e agora? Qual é minha desculpa para agora? Trabalho, tenho meu dinheiro, tenho tudo dentro de casa, tenho comida, água, luz, telefone, apartamento próprio, não preciso mais pagar aluguel, tenho carro e todas as coisas básicas que um ser humano precisa mas continuo devendo até a alma...
 É realmente deprimente... Sim estou em uma fase atípica porque tenho que economizar para trocar o apartamento, mas eu tenho tanta roupa e sapato e creme. Preciso de outros sim, mas dá para esperar, não precisa ser agora.
 Vi que me acostumei, realmente é o poder do hábito, me acostumei a ficar sempre devendo, a achar que estou sempre dura, me acostumei a sempre ficar sem dinheiro.
 Gente, faz séculos que compro boas roupas, bns sapatos e numa tem ! real na carteira, quando tem é para pagar essas coisas que comprei nos meses anteriores, mas faz muito tempo, acho que pelo menos uns 3 anos que nunca tenho dinheiro de verdade na carteira, dinheiro meu, sem compromisso, sem ser para pagar alguma dívida que fiz.
 Mesmo com os milhões de planilhas que fiz não consigo organizar uma única coisa, meu impulso...
 Esse deve ser o hábito... Sempre ficar devendo e não resistir ao impulso...
 As unhas também, vou tentar seguir o que o livro fala, ele diz para quando der vontade de roer as unhas para fazer alguma outra coisa com as mãos, tipo colocar embaixo da perna, no bolso, ocupá-las com alguma coisa...
 Ainda não cheguei na parte das finanças, mas deve ser a mesma coisa, igual etiqueta, educação, como ter paz, como educar crianças e assim por diante.
 O princípio é o mesmo.
 Preciso falar também que estou me comportando, apesar de todas as minhas lamúrias já faz um bom tempo que não compro nadinha por impulso. Vou à farmácia, ao mercado, ao shopping e consigo me concentrar e não levar nada por impulso.
 Nunca mais parcelei nada, nunca mais joguei nada no cartão de crédito (do maridão), nunca mais passei um cheque pré-datado (bom o cheque também nem que eu queira, kkkkkk), quer dizer, o cheque se eu quiser dá para passar sim, tem lugares que me eu compro sempre que nem consultam se meu cheque está ativo ou não. Para uma mamãe consumista isso é um paraíso. Pior que mesmo eu no CCF hoje chegou mais dois talões...
 Não fico mais na internet fazendo pesquisa de preço, até porque não tenho que pesquisar nada porque não posso comprar nada até resolver minha vida. Quando vejo que estou fuçando sites de compras, já largo o computador e pego meus livros, estou com 3 começados, um deles falta só umas 10 páginas para concluir.
 Deu vontade de gastar de novo? Penso no apartamento novinho em folha com closet.
 Deu mais vontade? Tem que passar...
 Bora para frente pessoal, por enquanto estou lascada, mas nada que eu não resolva no dia 5, nossa, o ruim mesmo é controlar a ansiedade para chegar dia 5 logo, essa ansiedade que me faz comer as unhas, arrancar meus fios de cabelo, comprar por impulso, estourar cheque, cartão de crédito, a bendita ansiedade...
 Um dia de cada vez e por enquanto estou indo bem, já faz quase um mês que não compro nada parcelado, pré datado, para marcar e tudo mais.
 Até dezembro quero falar para vocês que saldei minha dívida do empréstimo. Bora lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário...